top of page

Sua marca é franqueável?


O franchising permite que as marcas cresçam com uma velocidade bem maior do que se fosse apenas com capital e estrutura própria. Muitas empresas enxergam no franchising essa oportunidade de crescimento, portanto, antes de fazer esta mudança, a marca deve fazer um estudo de franqueabilidade do negócio.

Esta análise permite ver se a empresa pode se tornar uma rede de franquias e buscar empreendedores para se tornarem franqueados.

A formatação de franquia é dividida em etapas e a primeira delas é a análise de franqueabilidade, pois, antes de seguir com o projeto de formatação, é imprescindível saber se o negócio é franqueável. Isso se dispõe através da análise de aspectos estruturais da empresa, dando a certeza de que o modelo é replicável para ser formatada em unidades de franquia.

É através de um estudo aprofundado, das finanças, planejamento estratégico, marketing, possibilidade de transmissão dos processos, de todos os aspectos estruturais da empresa que se tem a certeza da franqueabilidade da marca, garantindo, assim, o controle de qualidade e padronização da franquia.

Em muitos casos, é possível verificar, logo de início, a inviabilidade do projeto, seja por questões de processos, finanças ou algum outro ponto que não torne o modelo de franquia rentável. É preciso identificar os pontos que devam ser melhoradas para possibilitar a expansão da marca.

O estudo de franqueabilidade é uma análise de todo o processo produtivo da marca para saber se ele é replicável em unidades de franquia e este estudo observa se a empresa possui mercado para oferecer seus produtos ou serviços longe da sua sede.

Assim, com este estudo de franqueabilidade, a empresa entende o seu próprio trabalho, sua possibilidade de crescimento e de oferecer um modelo de negócio atrativo para os investidores.

O estudo é uma forma de refazer processos para torná-los mais eficientes e simples, para que, então, sejam replicados. Isso passa por readaptar maquinários e o modo de produção.

É através deste estudo que a empresa observa se possui capacidade financeira de investimento para o processo de franqueamento. E, após este estudo, a empresa já consegue entender melhor seu papel, seus processos e suas possibilidades dentro do mercado de franquias.

A empresa deve ver se seu modelo de negócio possui algumas das características necessárias para virar uma franquia e algumas delas são fundamentais neste processo, como a capacidade de transmissão de know-how. O conhecimento da operação da empresa deve ser repassado para cada unidade, seja por meio de treinamentos, ou por manuais. Assim, na formatação da franquia, este processo deve ser consolidado e padronizado para isso.

Da mesma forma, a empresa deve escolher quais etapas do processo serão feitas em cada unidade, e se haverá algum processo centralizado.

A franqueadora deve entender que processos operacionais mais simples são mais fáceis de serem replicados nas unidades. E assim, também são mais atrativos para empreendedores que querem abrir o próprio negócio.

Com o estudo de franqueabilidade a empresa também consegue, por exemplo, analisar se ela possui alguma força no mercado para investir neste modelo. Ela precisa ter algum produto ou serviço que se destaque frente aos concorrentes para poder chamar a atenção de novos empreendedores.

As empresas precisam mostrar algum diferencial para se destacarem. Assim, a empresa está pronta para franquear ao oferecer um modelo de negócio interessante.

São muitas informações e aspectos a serem analisados em um estudo de franqueabilidade. Tudo isso deve ser bem detalhado para que a empresa possa se tornar uma franquia sólida e atrativa.

Uma maneira de simplificar este processo de formatação de franquia é contratar uma consultoria especializada, como a 300C Educação & Consultoria que oferece todo o suporte necessário para os processos.

Somos expert em formatação e direcionamos nossos sócios a seguir o melhor caminho para alcançar o sucesso.

Conte com o Ecossistema 300 para alavancar a sua marca, deixá-la mais atrativa e fazer com que ela se expanda pelo Brasil e, também, no exterior.


27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page