O franchising vem conquistando, cada vez mais, os empreendedores brasileiros. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), somente neste primeiro trimestre de 2023, houve um crescimento de 17,2% do segmento, em relação ao mesmo período do ano passado, registrando a melhor marca dos primeiros trimestres da história do setor.
Os empresários que buscam o setor de franquias para transformarem as suas marcas em uma rede tendem a conquistar o sucesso e o crescimento exponencial das mesmas, porém, esta transição não é simples. O mercado exige conhecimento, capacidade, preparo e experiências.
O franchising permite que as marcas cresçam com uma velocidade bem maior do que se fosse apenas com capital e estrutura própria.
Para dar o pontapé inicial na formatação de sua marca, o empresário precisa passar por algumas fases cruciais. O ideal, de início, é que o futuro franqueador se submeta a um estudo que analise e avalie o negócio por completo. O conceito, o produto, o mercado, concorrência e público-alvo, são essenciais. É preciso discutir muito bem o melhor perfil de franqueado e encontrar o melhor modelo de negócio para as duas partes. Outro ponto importante é o franqueador dominar totalmente o seu negócio, para que a formatação da franquia seja completa.
A formatação de franquia é dividida em etapas, como análise de franqueabilidade, análise financeira e do modelo de negócios, planejamento jurídico (elaboração de documentos jurídicos e contratos que definem os direitos e deveres das partes envolvidas), documentos exigidos pela lei do franchsiing, planejamento operacional (definições de estratégias e elaboração de processos), elaboração de planejamento de marketing e planejamento comercial. Tudo isso demanda um conhecimento em gestão de negócios que nem sempre o dono da marca possui.
Franqueabilidade
Antes de seguir com o projeto de formatação de franquia, é imprescindível saber se o negócio é franqueável. Isso se dispõe através da análise de aspectos estruturais da empresa para se ter a certeza de que o modelo é replicável para ser formatada em unidades de franquia.
É preciso que haja um estudo aprofundado das finanças, planejamento estratégico, marketing, possibilidade de transmissão dos processos, de todos os aspectos estruturais da empresa para garantir o controle de qualidade e padronização da franquia.
O processo de formatação é um desafio. Em muitos casos, é possível verificar, logo de início, a inviabilidade do projeto, seja por questões de processos, finanças ou algum outro ponto que não torne o modelo de franquia rentável. É preciso identificar os pontos que devam ser melhoradas para possibilitar a expansão da marca.
Análise Financeira
A importância da análise financeira e do modelo de negócio do projeto tem o objetivo de garantir que a franquia seja rentável para o franqueador e seus respectivos franqueados, além de ter os diferenciais quando se comparada aos concorrentes.
Nesta fase, é feito um “raio x” completo avaliando a empresa, mercado atual e a capacidade de utilizar um processo replicável para implantação, definição do plano de expansão e estratégia de abertura das lojas.
Os dados analisados resultam em números importantes para a formatação de franquia como taxa de franquia, fundo de promoção, tempo de retorno do capital investido, valor de investimento, royalties, as demais taxas cobradas dos franqueados, além da gestão do sistema e oferecimento de suporte à rede.
A análise resulta no plano de expansão da franquia, traçando o perfil do franqueado, perfil do negócio e características do mercado.
Planejamento jurídico
O planejamento jurídico é a base de toda a formatação do sistema de franquia. A partir dele são determinados os direitos e obrigações das partes que integram o sistema, através de documentos legais.
Estes documentos devem demonstrar transparência e eficiência na gestão empresarial. Os contratos devem permear os preceitos da probidade e boa-fé, advindos do Código Civil Brasileiro.
A melhor forma de estruturar os aspectos jurídicos de uma formatação de franquia é trabalhar com alguns documentos separados, facilitando, com isso, a compreensão dos mesmos.
Para a formatação de franquia os documentos exigidos pela Lei do Franchising estão presentes no Art. 3º da LEI Nº 8.955, de 15 de DEZEMBRO DE 1994, que dispõe no contrato de franquia empresarial (franchising) e dá outras previdências.
Planejamento operacional
É fundamental que as normas e os procedimentos técnicos e operacionais da franquia estejam organizados e concentrados em um ou vários manuais. O manual deve descrever os padrões de funcionamento e fornecer as instruções para a execução do negócio para orientar o franqueado no dia-a-dia e facilitar a compreensão dos aspectos relacionados à administração e à gerência de uma unidade franqueada.
Os manuais devem contemplar questões relevantes do gerenciamento e da administração do sistema de Franquia, tais como a descrição dos processos e das rotinas operacionais, de recursos humanos, de gestão administrativo-financeira, de produtos e serviços, de técnicas e práticas de vendas, de formas de atendimento, de marketing, além de prever procedimentos e as providências anteriores à abertura de uma unidade franqueada.
Planejamento de marketing
Para o lançamento da marca que se pretende franquear, a empresa franqueadora deve formular e desenvolver estratégias e programas de marketing que permitam explorar o mercado, evidenciando os benefícios da marca para o cliente e para o futuro franqueado.
Dependendo dos produtos ou serviços oferecidos, do público-alvo, de forma como eles devem se relacionar e, ainda, da verba destinada pela empresa para cobrir esses custos, a comunicação poderá ser feita através de várias ações como, por exemplo, a contratação de uma assessoria de imprensa.
Um fator importante no planejamento de marketing ao formatar uma franquia é a padronização e a identidade visual e ambiental. Estes pontos agregam o valor da marca criando características de personalidade adotadas por ela. Essas características devem ser capazes de transmitir aos consumidores a sensação de que, em qualquer lugar, a franquia oferece o mesmo padrão de atendimento, os mesmos produtos ou serviços e, conforme o caso, as mesmas cores, os mesmos sabores, os mesmos odores, as mesmas proporções, o mesmo cardápio etc.
Planejamento comercial
Identificar o perfil do franqueado e a escolha certa do ponto comercial são extremamente relevantes para o sucesso de expansão de franquia.
Para identificar o perfil do franqueado é fundamental que haja muita investigação, reflexão e, sobretudo, um profundo conhecimento, principalmente no que se refere à inteligência emocional para lidar com as adversidades e problemas rotineiros, comuns à operação diária da franquia.
A oportunidade de expandir as redes deve ser analisada e tratada com muita cautela. É importante observar que cada tipo de negócio irá exigir um perfil diferente e o franqueador deve preocupar-se em estabelecer critérios de avaliação e níveis de exigências realistas ao seu negócio.
Em relação à escolha do ponto comercial, este é um fator preponderante. Em muitas situações, o ponto comercial pode representar o sucesso ou fracasso de um negócio.
É recomendado que o franqueador assessore o franqueado na escolha do ponto, com base em critérios, levantamentos e avaliações previamente definidos e que tenham, como prioridade, apresentar não só as características de circulação, visibilidade e potencial de público adequados à proposta da marca franqueada como, ainda, o de não saturar o mercado ou provocar a concorrência entre unidades da rede. Além das condições comerciais e aspectos legais do ponto.
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