De acordo com dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), cerca de 84% das redes de franquias afirmam ter entre seus parceiros de negócios, multifranqueados - donos de mais de uma franquia da mesma marca. Geralmente, esses investidores que buscam ter mais de uma unidade, acreditam que essa é a fórmula para que ele possa crescer empresarialmente, pois aumenta as possibilidades de receita em diversos pontos e a ainda pode ter a diluição de custos de despesas fixas.
E esse perfil de empreendedores vem crescendo, já que o percentual de multifranqueados aumentou de 16,6%, em 2020, para 19,5%, em 2021. Já o número de unidades administradas por multifranqueados subiu percentualmente de 27,6% para 30,1%, na comparação do mesmo período.
Tornar-se um multifranqueado, com duas ou mais unidades de uma mesma rede de franquia, vem sendo um dos negócios em destaque no franchising brasileiro, pois tende a multiplicar os ganhos e apresentar menores custos para a empresa.
A segurança que um franqueado possui no controle operacional e o conhecimento no mercado pelas experiências da franqueadora, fazem com que o empreendedor amplie sua atuação e abra novas franquias.
Afinal, se um dono de franquia opta por abrir outra unidade da mesma marca, tende a trazer vários benefícios para ele e para o seu trabalho, pois quando o franqueado se torna um multifranqueado, significa que ele obteve aprendizados eficientes e positivos durante a operação na sua primeira unidade e está disposto a expandir seu modelo de negócio com uma visão mais ampla e sábia.
Segundo alguns empresários, a maior vantagem de ser um multifranqueado é saber lidar melhor com os produtos e poder abranger ainda mais o conhecimento e o capital. Um franqueado com mais de uma unidade mostra o amadurecimento da marca e a confiabilidade no negócio, pois, ninguém compra mais de um ‘produto’ se o primeiro não for vantajoso.
Os multifranqueados conquistam seu espaço e aproveitam para tornarem o seu negócio mais relevante no mercado e, principalmente, no segmento em que atuam, a fim de atingir resultados a própria franquia e para a franqueadora.
Comments