Mesmo com a crise mundial devido à pandemia, o setor de franchising conseguiu se sustentar no mercado
Os negócios, como um todo, foram impactados pela pandemia de Covid-19 e com as franquias não foi diferente. No Brasil, a recuperação no mês de julho deste ano foi significativa: uma queda média no faturamento de 7,2%, menor que os 48,2% de abril, 41% em maio e 30,1%, em junho. Os dados são de pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em parceria com a AGP. O que, no entanto, difere a condução dos negócios de uma franquia dos demais? Bom, elas contam com um franqueador para compartilhar ideias e metodologias de trabalho e, assim, chegam a ser mais resilientes.
Outra questão a ser destacada para o crescimento do setor é o aumento do desemprego dos brasileiros. Em momentos assim, cresce a busca por franquias e faz com que o mercado esteja aquecido. Mesmo durante a turbulência em 2020, todas as franqueadoras estão com vendas de franquias.
Investir em uma franquia virou uma opção interessante no país durante a pandemia, como relatou o presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), André Friedheim. “Se você coloca o dinheiro no banco, praticamente não tem rentabilidade. E está tendo uma crise de emprego. Crise de emprego, acompanhada de Taxa Selic a 2% e uma possibilidade de maior êxito nos negócios fizeram com que a busca por franquias aumentasse bastante durante a quarentena”, revela. De acordo com André, no Brasil, em um período de 10 anos, cerca de 75% dos negócios independentes fecham. Em franquias, esse número cai para 10%.
A reinvenção foi um ponto fundamental para a persistência das franquias durante o ano de 2020. Empresas que souberam se modificar para encarar a crise e seguiram atendendo os clientes de maneira diferenciada, porém, eficaz. O comércio eletrônico, por exemplo, aumentou 40% em comparação com o mesmo período em 2019. A compra online virou uma alternativa para diminuir as possibilidades de contágio e os produtos oferecidos são variados e de diferentes segmentos. Outro destaque é o serviço de delivery. Empresas que não o utilizavam, passaram a usar, já que graças a ele é possível continuar atendendo, mesmo de portas fechadas. Entre os negócios que se destacam com este serviço estão restaurantes, papelarias, pequenas lojas de roupas e de higiene e beleza.
Gostaria de saber mais sobre como investir em franquias? Entre em contato com nossos consultores.
Comments